quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Homossexualidade; Repressão e Suicidio!

Nos últimos meses uma grande preocupação assola o mundo: O suicídio entre gays adolescentes.
O número que tem aumentado significativamente chamou a atenção principalmente de artistas e pessoas da mídia que podem de alguma forma, ajudar a diminuir essa falta de compaixão.
Mas o que leva tantos meninos e meninas a tirarem a própria vida?
Uma das razões talvez, possa ser o fato de não aceitar sua sexualidade, seja por problemas internos, sentimentos pessoais, ou até mesmo, a preocupação com o externo, ou seja, amigos, família, religião, etc.Mas, a mais aceita e já estudada é o preconceito e a repressão da sociedade.
Por muitos anos, a homossexualidade era considerada uma doença mental, mas mesmo retirada desse rol pela OMS, o preconceito e a falta de respeito por homossexuais não diminuirão, e em países é tratado como pena de morte.
A causa mais óbvia de tantos suicídios tem sem dúvida sido a chacota e insultos feitas aos adolescentes em ambientes públicos e até em casa.Leiam a matéria do The New York Times do dia 04/10/2010;

Quando Seth Walsh estava na sexta série, virou-se para a mãe e disse: "mãe, eu sou gay". Wendy Walsh, cabeleireira e mãe solteira de quatro filhos, respondeu: “ok, meu querido, eu te amo, não importa o que você seja".No mês passado, Seth entrou no quintal de sua casa, na cidade de Tehachapi, no deserto da Califórnia, e enforcou-se, aparentemente incapaz de suportar uma chuva incessante de insultos, agressões e outros abusos de seus parentes. Depois de pouco mais de uma semana na UTI, ele morreu na terça-feira passada. Tinha 13 anos.
O caso de Tyler Clementi, o calouro da Universidade Rutgers, que pulou da ponte George Washington, em Nova York, depois que seu encontro sexual com outro homem foi transmitido on-line, chocou a muitos. Mas sua morte, assim como a de Seth Walsh, são apenas alguns exemplos dos vários suicídios de jovens adolescentes gays que foram hostilizados por colegas, em pessoa ou on-line, nas últimas semanas.
A lista inclui Billy Lucas, 15 anos, de Greensburg, Indiana, que se enforcou dia 9 de setembro depois de colegas o terem provocado na escola. Menos de duas semanas depois, Asher Brown, 13 anos, dos subúrbios de Houston, atirou em si mesmo. Ele também relatou que foi insultado em sua escola, de acordo com o jornal Houston Chronicle. Sua família culpou os funcionários da escola que não agiram depois de receber a reclamação, algo que a escola nega.
Em um par de posts na semana passada, Dan Savage, colunista de sexo que vive em Seatlle, atribuiu a culpa a professores e administradores escolares negligentes, colegas de sala que praticam bullying e "grupos de ódio que mexem com algumas mentes e atormentam outras".
Em uma entrevista, Savage, que é gay, disse que estava particularmente irritado com líderes religiosos que utilizaram "retórica antigay"sobre questões como o casamento homossexual e gays nas forças armadas.
"O problema é que as crianças estão sendo expostas a essa retórica e depois vão para a escola onde há um garoto gay", disse ele. "Como eles irão tratar o garoto gay se foi dito que ele está tentando destruir sua família? Irão abusar dele."
No final de Setembro, e na sequência de vários suicídios, Savage começou um projeto no YouTube chamado "vai melhorar", com gays adultos falando sobre suas experiências com o assédio quando adolescentes. Em um vídeo, um gay chamado Cyrus conta sobre vida de adolescente enristado em uma pequena cidade no interior de Nova York.
"A principal razão para levar adiante esses vídeos é o quanto minha vida está diferente, como ela é grande e como sou feliz em geral", disse ele. "Houve momentos na escola, apesar de ter bastante sorte com o bullying e não ter muitos problemas, em que me sentia sozinho e muito diferente."
Glenda Testone, diretora-executiva do Centro Comunitário de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, em Nova York, disse que os programas do centro atendem 50 jovens por dia, que muitas vezes sofrem de "intimidação, assédio e até mesmo violência".
"Os três principais grupos responsáveis são a família, os amigos e os colegas de escola", disse ela. "E se eles estão se sentindo isolados e não têm como dizer isso a essas pessoas, vai ser um caminho muito difícil."
Em Fresno, no conservador Central Valley da Califórnia, grupos como Equality California tem sido muito ativos na tentativa de criar sucursais, sobretudo depois da derrota eleitoral de 2008, quando os eleitores do estado aprovaram a Proposição 8, que proibiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Bullying - Em Tehachapi, mais de 500 pessoas participaram do velório de Seth Walsh. Uma delas, Elaine Jamie Phillips, um colega de classe e amigo, disse que sabia há muito tempo que ele era gay e que Seth foi provocado por vários anos. "Mas este ano ficou muito pior", disse Jamie. "As pessoas diziam: 'você deveria se matar', 'você deveria ir embora', você é gay, quem se preocupa com você?'"
Richard Swanson, superintendente do distrito escolar local, disse que sua equipe realizou assembleias trimestrais sobre comportamento, ensinou tolerância em sala de aula e que "pune atitudes associadas ao bullying". Mas essas coisas, disse, não impediram a tragédia de Seth. "Talvez não fossem capazes", disse, em um e-mail.
De sua parte, Walsh disse que se preocupava por Seth ter sido o alvo, mas não queria culpar ninguém, embora espere que sua morte possa ensinar as pessoas a "não discriminar e a não ter preconceitos". "Realmente espero que as pessoas entendam isso", disse ela.


É realmente triste ver esse tipo e reação de garotos e garotas que estão apenas começando a viver, e por motivos tão incompreensíveis.Aqui no Brasil ainda não temos grandes avanços em pesquisas ou números voltados para os gays, mas sabemos que a prática das ofensas e mortes acontecem diariamente.
Embora, a sexualidade no Brasil seja reprimida, temos aqui grandes cidades onde ainda podemos andar com certas liberdades, mas muitos adolescentes que estão "saindo do armário" agora, já começam a ser subjugados em casa, e com isso a depressão, que é considerada uma doença de nível de stress, acaba aparecendo mais cedo, podendo até despertar nesses adolescentes a vontade de resolver as coisas de uma vez.

Daniel Radcliffe quer conscientizar a sociedade contra o preconceito. De acordo com a notícia publicada neste domingo, 28, no tabloide inglês "News Of The World", o eterno Harry Potter tornou-se porta-voz de uma ONG gay de prevenção ao suicídio, a Trevor.
O ator, de 20 anos, conheceu o projeto quando viajava por Nova York. "Eu nunca suportei a intolerância com os gays, lésbicas ou bissexuais", disse Daniel. "Agora estou na posição muito feliz em que eu posso realmente ajudar ou fazer algo sobre isso.O fato de ser hetero mostra que as pessoas heterossexuais se preocupam muito com isso também", completou.

A busca pelo reconhecimento da sociedade, que a sexualidade não é escolhida, e que a homofobia seja realmente levada a sério, está longe de ser realidade.Embora, muitos países, líderes de estado, religiões, artistas, estarem se doando a campanhas contra o preconceito, é uma longa jornada que teremos que lutar incansavelmente.Enquanto isso se orna apenas objetivos, devemos pelo menos unir nossas forças para evitar atrocidades como as mencionadas acima.
A morte não é solução dos problemas, e infelizmente pessoas estão perdendo a vida por todo o mundo,e pelo mesmo motivo.


Por Erik

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *