quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Entrevista Exclusiva com Peter Fiske, veterano de Stonewall - 1969

Eu tenho a imensa honra de publicar essa entrevista para muitos brasileiros que ainda não conhecem a história de Stonewall.
Entrei em contato com Peter Fiske para nos dar todas as informações, e tentar passar um pouco do que foi aquele momento de liberdade e de grito contra opressão.
Espero que gostem da nossa reportagem, que será dividida em duas partes.Na primeira parte irei publicar um pouco da história de Stonewall por quem esteve lá, Peter.A segunda parte será a entrevista que o mesmo me respondeu por e-mail com grande atenção e carisma.

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^


 STONEWALL


Stonewall nasceu em Nova York, em 28 junho 1969. O que é Stonewall? Stonewall era um bar e clube de dança, onde gays, lésbicas, pessoas da rua, as pessoas de cor, os porto-riquenhos, latinos, drag queens e outras minorias foragido pudessem se encontrar e ficar juntos livremente. Era um clube de dança. Era o nosso lugar para ser livre. 

A DÉCADA DE 60


Gays e Lésbicas tinha medo de viver abertamente e perdemos nossos empregos, casas e famílias, e isso chamou a atenção. Éramos privados de relações sexuais e presos, e colocavam nossos nomes nos jornais, assim que nós perdemos nossos empregos e famílias. Nós não poderíamos servir nas forças armadas e até hoje isso acontece,e só agora está mudando. Fomos enviados para as instituições para sermos clinicamente tratados frequentemente com a terapia de choque. Em suma, eram uma minoria perseguida. Quando eu era um jovem em Nova York na década de 1960 ... nós tivemos que nos esconder e não viver abertamente, isto foi chamado "estar no armário". Com o fim da década de 1960, a libertação gay começou a acontecer em resposta com a era dos direitos civis e os movimentos de libertação das mulheres. Muitos dos primeiros manifestantes dos direitos dos homossexuais foram espancados e jogados na prisão, como o início com os pioneiros dos direitos civis. Exigimos um fim a opressão. 

28 DE JUNHO DE 1969


A polícia chegou à Stonewall porque o suborno não foi pago.Eles pesaram para prender os patronos e assustar a gestão.Quando eles fecharam o bar foram muito rudes e violentos e as rainhas ( Drag Queens ) lutaram. Fora de rochas e pedras e sapatos voou para a polícia. O motim durou quase uma semana. A revolução de Libertação Gay / Gay Pride, que começou ainda continua em todo o mundo. 

Quando a polícia chegou naquela noite de 28 de junho em duas horas para fecha-lo porque os proprietários não pagaram o suborno a polícia, foi simplesmente a gota d'água para nós. Nós lutamos de volta. 


DEPOIS DE STONEWALL


É isso que torna tão diferente de Stonewall. Pela primeira vez, nós lutamos para frente como as pessoas LGBT, e dissmos que não, "vocês não podem mais nos oprimir". Somos seres humanos e nossas vidas são importantes e os nossos direitos devem ser iguais para todos. Assim, Stonewall foi o início da Libertação Gay. Organizações como a Gay Liberation Front, em 1969 e hoje hoje GetEqual continuar a luta pela plena igualdade de direitos civis para gays e lésbicas. Isso é o que Stonewall se trata. Stonewall era o início da luta pela igualdade LGBT. E é por isso que ainda celebram hoje depois de mais de 40 anos.

42 ANOS DEPOIS 

Qual a diferença que 42 anos fez?
Não, nós não somos iguais, mas ainda temos um longo caminho! Já não estamos aprisionados pela nossa sexualidade. Nós não somos mais discriminadas no trabalho. Nossas famílias nos aceitam principalmente agora. Igrejas nos acolhem como filhos de Deus. A cultura é enriquecida, pois estamos abertos e não temos medo de sermos nós mesmos. Com outras minorias que lutam por justiça social e econômica e igualdade para todos os povos, principalmente. Somos livres, e isto é porque nós lutamos para frente em Stonewall e continuam a exigir a igualdade perante a lei. 
Será que estamos realmente livres como pessoas LGBT? 
Não, não estamos ... ainda! Nós não somos livres para casar com a pessoa de nossa escolha ou ter nossas relações reconhecidas legalmente. Nós não podemos viver de forma aberta e servir o nosso país nas forças armadas. Estamos ainda negando os direitos de imigração, dada aos outros, aos nossos parceiros. Nosso jovens ainda são intimidados e perseguidos nas escolas e nas ruas, mesmo aqui em San Francisco. Como outras minorias que lutam por aceitação e da igualdade que deveria ser dada pela Constituição a todo o povo dos Estados Unidos. A Declaração de Independência diz que "Todos os homens são criados iguais". Nos Estados Unidos, que supostamente têm direitos iguais perante a lei, as pessoas de cor ainda lutam. Os asiáticos não foram autorizados a ser cidadãos de os EUA por muitos anos no século 20. Os japoneses foram mandados para campos durante a Segunda Guerra Mundial. As mulheres lutam para ganhar um salário justo. Imigrantes são alvo de tratamento injusto. Transexuais que ainda lutam para ser aceitos. Todo o esforço da minoria para viver o sonho americano. 
São Francisco sempre foi uma cidade de muitos povos ... todos os que vivem bem em conjunto. Nós somos uma luz de esperança para o mundo. Aqui, todos nós vivemos juntos e por isso em junho celebramos a  época do Orgulho Gay.

Monumento em Stonewall

"Eu quero te dizer que o orgulho é de cerca eo que ele significa para nós. 
Para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros) pessoas Pride é uma festa para a nossa liberdade da opressão que existia até a década de 1960"   Peter Fiske
Stonewall com o veterano de 1969, Peter Fiske.
Gostaria de agradecer a Peter pela atenção, colaborando de forma significativa para o Planeta G, que mais uma vez traz um conteúdo de primeira a seus leitores.
Amanhã a segunda e última parte, com uma super entrevista com Peter e fotos raríssimas da década de 60.


Por Erik

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *