sábado, 11 de junho de 2011

Estado e Religião pontuaram mesas do Ciclo de Debates neste sábado (11)

Programação da APOGLBT visa refletir sobre as relações entre religião, Estado e sexualidade e aprofunda discussão acerca do tema escolhido para a Parada LGBT deste ano, "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!"
09/06/2011
 


A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) realiza no próximo Sábado (11), 9h, o terceiro dia da série do 9º Ciclo de Debates. Atividade integrante do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, de 6 de junho a 6 de julho, o público confere gratuitamente diversas mesas de discussão, além de seminários, apresentações culturais e lançamentos. A 9ª edição do Ciclo vem aprofundar a reflexão acerca do tema proposto para a 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06”.

Em diálogo com a atual conjuntura nacional e internacional na esfera dos Direitos Humanos de lésbicas, gays bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a programação propõe uma reflexão participativa entre os movimentos sociais, sociedade civil, autoridades e os expoentes dos mais diversos campos da intelectualidade.

Entre os assuntos, destaque para o posicionamento do Estado em relação ao fundamentalismo religioso, o papel da espiritualidade na construção das sexualidades e o redimensionamento dos aspectos jurídicos de instituições como família, casamento e os direitos para as minorias definidos através de políticas públicas.

Em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou 2011 como o Ano Mundial do Afrodescendente, o 9º Ciclo de Debates aborda também a relação entre a cultura negra e a diversidade sexual.




Estado e Religião

Sob o tema “Estado e Religião”, a atividade que será dividida em três mesas de debates, ocorreu neste 11 de junho (sábado), às 9h, na Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100.

Com mediação da coordenadora do Ciclo, Cléo Dumas, a primeira mesa que conta com a participação da pesquisadora associada do Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS (NEPAIDS/USP), Cristiane Gonçalves da Silva, questiona: “O Estado faz acepção de pessoas?”. No segundo horário, em “Religião e LGBT”, Greta Star recebe o presidente da APOGLBT Ideraldo Beltrame e o Diácono da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo, Dario Neto. Na última mesa de debate, mediada por Fernando Quaresma (Vice-Presidente da APOGLBT), a proposta de uma discussão conjunta com autoridades e líderes espirituais de diferentes religiões.  “O Pecado da Religião e a divindade do corpo” conta com a presença da Iyalorixá Egbomi Kiusam d'Oxóssi - Kiusam de Oliveira, do pastor da Comunidade Betel/ICM RJ e da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo Márcio Retamero e do Padre James Alison.  Após os debates, atividade cultural integrante do LeFest e coffebreak.

Todas as atividades do 9º Ciclo de Debates são gratuitas, abertas ao público em geral e acontecem em diversos locais de fácil acesso.


Transmissão ao vivo pela web

Uma parceria inovadora entre a APOGLBT e a empresa UCam Digital Transmission proporcionou a primeira transmissão ao vivo e integral do Ciclo de Debates. Lançado no último dia 1º, a webtv BeGay TV fez a cobertura em tempo real de todas as mesas, possibilitando a participação de pessoas de todas as partes do mundo.

Para acompanhar, basta acessar o site da BeGayTV: www.beweb.tv/begay. Os usuários podem ainda enviar perguntas e fazer comentários através do Facebook.

Além do 9º Ciclo de Debates, a programação do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo reúne a 11ª Feira Cultural LGBT (23 de junho, no Vale do Anhangabaú), o 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade (24 de junho, na Academia Paulista de Letras) o 11º Gay Day (25 de junho, no Playcenter) e a 15ª Parada do Orgulho LGBT (26 de junho, na Avenida Paulista).

Confira a programação das duas primeiras mesas do Ciclo. Para mais informações, acompanhe o sitehttp://www.paradasp.org.br/.

SERVIÇO
9º Ciclo de Debates – 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo
De 06 de junho a 06 de julho, diversos horários e locais
Entrada gratuita
Mais informações com Cléo Dumas, pelo telefone (11) 3362-8266 ou pelo e-mailparadasp@paradasp.org.br.

·         11 de junho, a partir das 9h.
Estado e Religião
Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista.
Info Ciclo: (11) 3362-8266 end_of_the_skype_highlighting
paradasp@paradasp.org.br


9h – Apresentação Cultural Coro Jovem ICM-SP.

9h30 – Debate: O Estado faz acepção de pessoas?
Mediação: Cléo Dumas (APOGLBT)
Janaina Teodoro
Cristiane Gonçalves da Silva (Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS (NEPAIDS/USP).

11h – Debate: Religião e LGBT
Mediação: Greta Star (APOGLBT)
Ideraldo Beltrame (Presidente da APOGLBT)
Dario Neto (Diácono da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo)

14h - Debate: O Pecado da Religião e a divindade do corpo
Mediação: Fernando Quaresma (Vice-Presidente da APOGLBT)
Egbomi Kiusam d'Oxóssi - Kiusam de Oliveira – (Iyalorixá e autora do livro “Omo-Oba: Histórias de Princesas”)
Marcio Retamero (Pastor da Comunidade Betel/ICM RJ e da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo)
Padre James Alison (Sacerdote católico, teólogo, e autor de vários livros)

16h - Atividade Cultural  LesFest (Dedilhadas Vídeo)

16h30 - Coffee Break


É importante a população gay participar e realmente discutir os temas que estão sendo propostos pelo governo e pelas associações e Ongs gays.
Enquanto nós gays não nos unir-mos em pról desse objetivo e lutar por dignidade e igualdade, não vamos conseguir chegar a lugar nenhum.

Essa causa não é minha, não é dele, ou dela.Essa causa é NOSSA.

Participem!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *