quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ABGL-PT - Nossa nova representante!



Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT foi criada em 31 de janeiro de 1995, com 31 grupos fundadores”. 
Hoje a ABGLT é uma rede nacional de 237 organizações afiliadas. É a maior rede LGBT na América Latina.
A missão da ABGLT é Promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero."

Fonte: Site ABGLT

Há algum tempo tenho identificado um declínio da ABGLT em questões partidárias ligadas ao PT. O atual presidente da Associação, Toni Reis, vem conduzindo a mesma com estranha simpatia pelo governo federal, simpatia essa totalmente sem qualquer nexo com a nossa realidade.
Toni Reis tem estado em lua de mel com o governo desde Lula, quando se deu a 1° Conferência Nacional LGBT e desde então parece ter gostado do acolhedora asa de Dilma, mesmo com todos os transtornos que estamos tendo desde as eleições de 2010.
Toni já havia na mesma oportunidade das eleições, declarado publicamente seu voto á então candidata Dilma, quando a mesma nos trocou pelo voto dos evangélicos e até assinando uma carta com a bancada da família se comprometendo a nos vetar qualquer que seja os projetos apresentados.
Sendo a ABGLT uma associação apartidária e representante de um movimento e de uma população inteira, não deveria seu presidente adotar uma postura dessas, sendo qualquer que seja sua opinião estando no cargo a qual ocupa, deveria guardar para si.
Durante esse primeiro ano de governo Dilma, tivemos várias derrotas em âmbito nacional, a qual ao invés de cobrar explicações e monitorar duramente esses momentos, não o fez!

Seguindo os inexplicáveis rumos da ABGLT, devemos destacar a reunião em portas fechadas que Toni Reis junto a Senadora Marta Suplicy realizaram com a bancada evangélica para enfraquecer a PLC122\06 e mudar drasticamente o texto original descaracterizando o real objetivo do projeto de lei. Não ouve respeito e nem maturidade da parte de Toni ao fazer isso. Sabendo da reunião, este deveria ser o primeiro a chamar e mobilizar a militância para o caso, chamar a atenção para os novos objetivos do governo para com o PLC.

E agora se não a maior das besteiras já realizadas pela ABGLT, seria uma das principais, foi à declaração de parabenizarão da Associação por Zé Dirceu. Isso meus queridos leitores, o mesmo que se esvaiu pelas portas de trás do Planalto Central pelo seu comprovado envolvimento com atos corruptos do governo Lula.

Leiam:

ABGLT parabeniza Zé Dirceu pela defesa da cidadania de todas as pessoas

Prezado José Dirceu de Oliveira e Silva -  Companheiro Zé Dirceu, de tantas lutas  contra todas as formas de opressão. 

Como profissional de direito, articulista e político, você foi muito feliz ao defender a laicidade do Estado e o direito das pessoas à individualidade, à autonomia, à dignidade, à igualdade*.

Estamos perplexos  com certos posicionamentos do governo federal que não estão de acordo com as bandeiras históricas do PT - que tem uma trajetória de compromisso com os direitos humanos e com o combate à homofobia.

Estamos  realmente preocupados com o rumo  que está tomando a discussão sobre os direitos  das pessoas LGBT no   Brasil, particularmente no último ano no executivo e  legislativo:

- o projeto de criminalização da homofobia está parado no Congresso Nacional.

- houve um veto explícito do material educativo do projeto Escola sem Homofobia, do Ministério da Educação, pela própria presidenta  Dilma.

- houve, agora, um veto/censura  à campanha de prevenção de  AIDS no Carnaval, segundo consta, novamente determinado pela presidenta Dilma.


Estes são apenas três exemplos de retrocesso na caminhada pela garantia da igualdade entre todas as pessoas, no combate à violência, ao preconceito, à discriminação.

Como diria nosso querido Lula: "nunca antes neste país" o governo federal foi tão pautado por posições das bancadas religiosas fundamentalistas, que não têm compromisso com os direitos humanos.

Estamos ocupando espaços na mídia e no Ministério Público para denunciar esses problemas. Além de já ter feito denúncias nos espaços  de  controle  social em que estamos  representados (Conselhos, Grupos  de  Trabalho, Conferências  entre outros)  E  em breve faremos todas as denúncias internacionais  com os devidos protestos de rua que aprendemos a fazer durante todos esses anos de luta.

Agora mesmo voltamos às ruas na III Marcha Nacional Contra Homofobia. Queremos que o governo federal retome as políticas de combate à homofobia e tire do papel as diretrizes aprovadas na II Conferência LGBT, ocorrida em dezembro de 2011.

É fundamental pautar esta discussão dentro do Partido dos Trabalhadores, como você bem recomenda. Afinal, o PT é o Partido da Presidenta Dilma e é o depositário de tantas esperanças dos movimentos sociais e de milhões que lutaram e lutam por transformação e justiça.

Parabéns pela lucidez e pela forma tranquila, mas firme, com a qual você abordou um tema tão caro para a comunidade LGBT brasileira.

Parabéns por estar firme e forte no bom combate em favor das causas justas, contra todo e qualquer tipo de discriminação e preconceito, pela garantia da laicidade do Estado.

Toni Reis
Presidente da ABGLT

********************************************************************************
Ora, já se faz o momento em que Toni Reis deve parar de testar nossa inteligência e ser homem suficiente de se engajar nas lutas petistas e deixar a presidência da ABGLT, que não tem espaço para partidos. A associação tem outros objetivos que estão sendo deixados para trás envergonhando toda uma militância.
Se lutamos por um movimento apartidário ou mesmo justo um com os outros, o que faz a ABGLT assumindo posições realmente sérias com o governo federal?
Governo esse que tem dado uma lição de como conduzir políticas de Direitos Humanos para o buraco.


"Matar um leão por dia é fácil, difícil é conviver com as cobras do dia a dia”.

Por Erik Henrique

2 comentários:

  1. eu ainda vejo um outro problema maior na questão: a ABGLT não tem autoridade para falar em nome de TODOS os gays do Brasil. No estado democrático de direito, uma pessoa só pode falar em nome de outrem se for eleita para tal ou tiver uma procuração. E uma associação só pode falar em nome de seus membros associados.

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer um tuittaço com a hashtag "#foraToniReis!"? Chegou a hora da ABGLT ter um novo presidente, vocês não acham?

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *